Decoração de cozinha 3: mesas

Depois de termos falado sobre a disposição dos principais aparelhos da cozinha, da altura do armário vamos falar hoje sobre qualquer coisa de mesa de refeição.
Bem, em primeiro lugar, é importantíssimo saber que o item mais necessário para uma mesa não é sua beleza nem o seu preço, mas sim suas dimensões. A quantidade de pessoas que cabem em uma mesa, não é a quantidade de cadeiras que caibam na mesma, mas sim, a que o serviço realizado nela seja feito da forma mais confortável possível.
 
Muitas mesas vendidas por aí, não respeitam as condições mínimas necessárias para realizar o simples ato da refeição. Uma mesa deve conter todos os utensílios necessários para a alimentação  de uso particular: prato, copo, talheres…  e de uso comum: saleiro, azeiteiro, porções.. e ainda ter espaço para levar o alimento à boca sem cotovelar ninguém nem ficar parecendo um peru de natal, antes de ir ao forno, com as asas amarradas. hehehehehe
 
Por isso uma mesa deve ter espaços para serviços particulares e comum, com  o mínimo de espaço necessário, conforme a imagem abaixo divididas em azul (área comum) e vermelho (área particular).

 

 
Cujas dimensões mínimas para uma mesa retangular serão:
 
 
 
espaço de passagem é o espaço necessário para que uma pessoa sentada, uma outra possa levantar-se e passar por ela sem incomodar, sem precisar arrastar a cadeira mais para frente ou coisas desse tipo. Em caso de espaço de circulação esse espaço deve ser aumentado para 75 cm.
 
 
Em mesa com cadeira de ponta as medidas do módulo único devem ser respeitadas, geralmente não acontece nas mesas vendidas em lojas populares. 
 
 
 
Para uma mesa quadrada adotaremos as seguintes dimensões mínimas
 
 
Para uma mesa redonda o diâmetro mínimo da mesa deverá ser  de:
 
 
 
 
 
 
A altura da mesa e da cadeira também devem respeitar as proporções do nosso corpo.. portanto uma altura ideal é mostrada na foto seguinte:

 

     
  É muito importante termos em mente os valores mínimos, tanto para julgar se as mesas estão confortáveis ou se  são a melhor opção para o meu espaço.   Muitos possuem espaço pequenos que não comportam se quer uma mesa quadrada, mas mesmo assim compram uma mesa de 6 lugares, resultando  em duas cadeiras grudadas na parede que fica, na melhor das hipóteses, de extremo mau gosto. 

 

 
 
Portanto devemos levar em consideração um espaço de 90 cm ou no pior dos casos 80 cm livres ao redor da mesa para as cadeiras e passagem. Baseado no espaço livre necessário faça a medição de sua área disponível e verifique as medidas máximas para a sua mesa e julgue se devem ser de 4, 6, 8… lugares. Se é melhor quatro lugares retangular ou quadrado. As medidas mínimas para as mesas devem ser.
 
 
6 lugares retangulares com duas cadeiras na ponta
comp: 2.00m
Larg  1.00 m
 
6 lugares sem cadeiras nas pontas
comp. 1.83
larg 1.00m
 
4 lugares quadrada
lado: 0.90m
 
4 Lugares retangular
comp. 1.22m
larg 1.00m
 
4 lugares circular
diâm: 1.21m 
 
6 lugares circular
diâm: 1.82m
 
 
Dadas as informações vamos as fotos surrupiadas da net para analisarmos alguns erros.
 
 
 
provavelmente a medida da altura do tampo da mesa muito elevada.
 
 
 
 mesa apropriada para apenas um cadeira em cada lado. (Nota-se ter sido uma solução para encostar a mesa da parede sobrando 1 cadeira) 
 
Mesa muito alta, vendida como 6 cadeiras mas só deveriam te 4, (muito cara e de gosto duvidoso)
 
 
Tinha tudo para dar certo.. tinha mesmo.. mas… os magrinhos sentam-se à direita. Falta espaço para a passagem. A mesa está aparentemente proporcional mas o decorador comeu alguns poucos centímetros. (pode ser que não, pode ser que seja apenas ilusão da foto)
 
 
 
E para terminar as mesas inapropriadas para refeições dadas as suas dimensões, as quais alguns bares ainda utilizam (utilizam???).  Medem 0.70m o lado!
 
 
 
 
 
 

 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook