decoração de vitrine e montra

Em tempo de crise a decoração de vitrine(montra) é essencial para chamar os clientes, e pasmem uma boa vitrine chama mais atenção de clientes do que a palavra “QUEIMA DE ESTOQUE” ou “PROMOÇÃO”. 
Querido lojista  a  frente de sua loja é uma cartão de visitas e não um armário. O cliente não precisa (não deve) encontrar todos os seus artigos lá, mas ele deve ser sentir-se chamado para entrar na loja. É isso que o fará comprar, se entrar… só se compra se entrar.. a frente de sua loja é seu cartão de visitas, no seu cartão de visitas não diz tudo o que você faz, nem todos os seus preço, tem apenas seu nome, sua função e seu contato.
A vitrine é isso o cartão de visitas de sua loja… explorar temas.. estações.. motivos.. festas… cores.. tecnologia… seduza o cliente.. mostre o diferencial.. Em tempo de crise seduzir o cliente é o mínimo necessário para a sua loja sobreviver… Seja ela pequena ou grande… vamos ver algumas vitrines espalhadas pelo mundo.

 

A vitrine não é uma prateleira de mercadoria, não se expõe produtos, eles não serão vendidos.. na vitrine se expõem desejos, sonhos, vontades, sensações! Esse é sem dúvida o melhor e mais barato merchandising de sua loja. É nela que se impõe o respeito, a criatividade e agrega valor ao produto e à marca exposta.
Mas não é apenas vitrines de lojas de roupas e acessórios, as lojas de móveis e decoração também estão no ritmo do desleixo… dá para confiar em uma loja de decoração que não sabe decorar sua loja? Um espaço confuso, mal ambientado,  difícil de andar…além de quê em nada agrega valor a forma que exibem seus produtos…  Quando falo em agregar valor ao produto quero dizer alguns produtos que não seriam vendidos  nem por 1 euro, poderiam ser vendidos por 2 vezes mais o que vale simplesmente por estar bem posicionado, bem ambientado e o cliente tenha a certeza de que aquilo realmente ficará bem em sua casa.. É simples não é?
Para explicar melhor: um conjunto sofá, tapete, mesinha e luminária serão mais facilmente vendidas se integrando o ambiente, do que isoladamente numa prateleira de seções diferentes. É mais fácil uma pessoa que entrou para comprar apena uma mesinha, comprar também a luminária indicada na decoração quando bem ambientado, do que ela mesma comprar uma mesinha e decidir levar também uma luminária que está em seção diferente.
Para ilustrar o que eu digo vamos às imagens…
vitrine da loja Artefacto (Brasil) pela arquiteta Jocymara  Nicolau

Bem… é só uma dica aos queridos lojistas de todo o mundo, em tempo de crise temos que apresentar o diferencial e não o produto. O produto todos tem, inclusive mais barato pela internet. Se você vai sobreviver ou morrer na crise, vai depender do seu potencial em convencer o cliente de que sua loja é a melhor opção!!! Bem… se você não quer ouvir, continuem do jeito que estão, achando que isso é decoração de montra…

 

…que em breve é capaz da próxima decoração de vossas montras ser essa:

 

Deixe um comentário

João Paulo Lima

João Paulo Lima é arquiteto brasileiro, doutorando em Eng Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-Portugal, onde reside atualmente, é consultor em decoração comercial, escritor e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook