Decoração comercial: como atrair clientes

Já falei aqui no (primeiro post) que o passante escolhe sua loja pelos olhos. Não adianta fazer a melhor propaganda se a fachada de sua loja é feia, escondida e ultrapassada. Uma vez que o passante decida colocar o primeiro pé na sua loja, tem que se sentir impulsionado a colocar o segundo senão ele desiste na hora.

Uma vez que o  passante entre na sua loja é importante prestar atenção em alguns itens na hora de decorar, pois a decoração deve chamar o cliente, já vi loja que os produtos nada tinham de importantes ou que valesse a pena comprar, mas só a decoração da loja valia a pena gastar um dinheiro.

Como os clientes utilizam o espaço. 
O espaço de sua loja  é a sua verdadeira montra, o futuro cliente irá percorrê-lo de acordo com aquilo que lhe chame a atenção. Até que  tenha uma relação de intimidade com sua loja ele fará sempre o menor percurso possível para chegar ao que quer. Aos poucos ele desbravará o espaço comprando “coisinhas” que não precisava. A decoração deve ser a principal responsável por fazer este espaço de tempo (de se tornar ínitmo) ser curto ou até imediato. É tão bom você entrar em uma loja e já se sentir em casa, nos da vontade de voltar lá mais vezes. Se a decoração não chamar o cliente de forma alguma eles vão entrar na sua loja!
Maneira certa de expor a mercadoria
Ter um bom depósito e um bom controle de reposição é indispensável para qualquer loja, não adianta mostrar quantas peças você tem, mas sim a variedade de peças que você tem e de forma extremamente organizada, setorizada e se possível que o cliente não precise de ajuda para alcançar a peça. Um sistema específico e personalizado de expositores que valorize o espaço livre é muito bem-vindo.
 loja antiga
   by flickr anabanasplit
Como se dá o fluxo dos clientes
Desde uma pequena loja até mesmo  um megastore a decoração deve levar em consideração o fluxo dos clientes. Penso que já falei tanto sobre isso que já esta cansativo mas toda a decoração deve se resumir a isto: condução e indução do cliente . Mas na prática é possível fazer intervenções pontuais para atrair determinados tipos de clientes para gastarem um pouquinho mais. Expor produtos encalhados nas áreas de maior fluxo de clientes é a possibilidade que desencalhar determinado produto e ao contrário do que muita gente faz expondo esses produtos de qualquer jeito, entulhados e com promoção,  uma boa saída seria valorizar o produto com uma boa arrumação, uma integração com os outros produtos. Na verdade, fazer uma encenação para  venda de um produto. Umas das maneiras mais utilizadas é colocar pequenos produtos e baratos nas filas do caixa ou ao lado do balcão de pagamento. E lembre-se é muito mais irresistível uma pessoa tocar no produto do que apenas olhar. No final esses pequenos produtos vão dar uma soma maravilhosa ao seu caixa!
Decoração comercial
Para concluir sobre espaços deixo fotos de algumas lojas cujos espaços são privilegiados com a decoração.
Loja de roupa de crianças 
Decoração comercial
Decoração de loja de roupas e acessórios
Não sei qual é a loja mas vi a foto no blog delcarmenbysarruc
Decoração comercial
Loja de sandálias
Quem conhece a história das sandálias Havaianas que passou das sandálias mais baratas para um público  pobre vendida no armazém de seu Zé, para uma das sandálias mais cara do Brasil com lojas instaladas em shoppings classe A e franquias com decoração exclusiva, sabe a importância da decoração para dar credibilidade à marca e ao produto.
Decoração comercial
Decoração de restaurante e bar
Almoçar embaixo da mangueira ou do cajueiro na casa de vovó, é uma recordação maravilhosa de um momento que não volta mais. Mas a sensação pode ser transmitida através de uma decoração acertadíssima como esta da starbucks.
Decoração comercial
Decoração de Loja de roupas
Acho incrível quando um lojista gosta de dar à sua loja uma personalidade marcante. São poucas as lojas que você tem espaço dentro dela para dar dar uma paradinha, tomar fôlego e voltar as compras ou apenas para sentar e decidir sobre as peças…
Decoração comercial
Todos sabem que época de crise é época de firmar a marca, é tempo de seleção natural, os bons firmarão sua marca para sempre, não necessariamente os bons… mas os visionários. E decoração é exatamente isso visão, previsão, pós-visão quiçá uma profecia! Por  isso esteja sempre atento em como decorar sua loja para as diversas épocas do ano. Lembre-se a decoração de loja é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

Deixe um comentário

João Paulo Lima

João Paulo Lima é arquiteto brasileiro, doutorando em Eng Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-Portugal, onde reside atualmente, é consultor em decoração comercial, escritor e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook