como montar um home theater perfeito

Home Theater  é um dos espaços com mais erros por metro quadrado que um decorador consegue cometer. Primeiro porque não tem noção alguma de acústica para home theater, segundo porque decorar parece ser “deixar o lugar bonitinho”. Em muitas salas mal projetadas os aparelhos mais caros não dão nem 10% de si, e neste caso, o “HOME THEATER” vira uma sala de tv, então, para não cair no erro na hora de projetar um espaço para o SOM e TV aqui vai algumas dicas preciosas de como montar um Home Theater.



Primeiro não indicaremos nenhuma marca de aparelho e tamém nao utilizaremos termos tecnicos incompreensíveis para o leitor leigo, tentaremos aproximar ao máximo do entendimento do leitor  e apenas o que ele necessita saber.. 


 A função de um cinema é envolver o espectador e transporta-lo à cena do filme, e como é que um cinema consegue isso? Para a melhor performance do cinema, trabalham em conjunto o espaço (a arquitetura), a aparelhagem de som e o produtor do filme. Antigamente quando se ia ao cinema, a diferença maior para a sua televisão  (além da tela é claro) é que o  som do cinema vinha de trás dos espectadores, enquanto da televisão vinha da frente. Hoje em dia no cinema o som vem absolutamente de todas as direções e como se consegue isso?

Antigamente o sistema de som era gravado em um único canal, era chamado de mono, com o tempo passou-se a gravar em dois canais e isto deu-se o nome de estéreo e é por ser estéreo que esse sistema precisa de dois alto-falantes. Quando cada alto-falante emite simultaneamente o áudio de um canal a sensação é de realismo, como se estivesse lá… claro, nem tanto! Na verdade é porque nosso ouvido funciona exatamente assim, o da esquerda escuta o som da esquerdar e o da direita o som da direita, e é por isso que sabemos exatamente a direção de onde estamos sendo chamado. Por isso a sala de cinema  tenta reproduzir o som do filme vindo de todas as direções como acontece na vida real e isto dá um tom realístico ao espectador e para isto eles não utilizam apenas dois canais mas vários canais a este sistema multicanais chamamos surround.
Home theaer
 Na verdade, para que ele funcione corretamente é necessário que o som tenha sido gravado em multicanais (existente em praticamente todos os filmes novos ou antigos  remasterizados, menos os que você gravou em sua câmera)  e o aparelho de reprodução seja surround e que todos os altos-falante estejam perfeitamente ligados e funcionando. Agora você já sabe o que significa o nome sunrround quando comprar um aparelho de reprodução e adquiri um filme em DVD.
Portanto, as salas de cinemas possuem altos-falantes espalhados por todos os lados e não só na parte de trás da sala. É por isso também que o sistema de home theater vem com um monte de caixa de som, no mínimo com 5 “caixas” alto-falantes. E o erro ocorre quando o arquiteto ou o decorador coloca todos esses caixinhas na frente do espectador, tornando toda essa multifuncionalidade de canais em um só “estéreo”, na verdade “estéril” .
Agora vamos aos finalmente, como colocar toda essa aparelhagem e montar uma home theater.O próprio manual do aparelho trará a localização de cada aparelho.. . mas é claro que de uma forma genérica pois o fabricante não sabe o tamanho de sua sala, nem as características dela e o som é algo totalmente subjetivo.

POSICIONAMENTO DOS ALTO-FALANTES NO  HOME THEATER

 A forma correta para um aparelho de home theater é: duas caixas ficará à frente na laterais (Pontos A) “olhando” para o espectador (ponto B), formando um triângulo imaginário com este. E a caixa central (ponto C) deverá estar de frente para o espectador no centro da base desse triângulo, um pouco mais atrás dessa linha imaginária. de forma que esses caixas façam um angulo de 30 graus com o caixa central e o espectador. Simplificando fica assim:

POSICIONAMENTO DO SURROUND

As duas torres Surround (se a sua configuração for 5.1) deverão estar nas laterais (pontos D e D’),  ligeiramente atrás do espectador, fazendo com o alto-falante central (ponto B) um ângulo de aproximadamente 105º a uma distância entre 1 a 3 metros dos seus ouvidos conforme ilustração a seguir:
Já em um sistema 7.1 onde encontramos mais dois alto-falantes traseiros (Pontos E e E’) que devem ser posicionados a 140º do alto falante central (ponto B), neste caso os pontos D e D’ devem fechar um pouco mais sua angulação e ficar entre 90º e 100º  do ponto B, conforme a ilustração a seguir:
Home theater
Vale lembra que a altura dos caixas deve ser a altura do ouvido de uma pessoa sentada ou  se estiverem abaixo ou acima,  direcionados para esta posição.

COLOCAÇÃO DO SUBWOOFER

Bem, o caixa pequeno e pesado  chamado subwoofer (ponto F) não tem um posicionamento específico, pode ficar em qualquer ponto da sala, na verdade ele é um dos grandes problemas de um home theater. A função dele é emitir os sons graves baixos e como este são os sons mais difíceis de controlar, pois não são direcionáveis, geralmente encontramos problemas, principalmente por pessoas que não sabem como ele funciona. A prática nos dá 3 erros que devem ser evitados no posicionamento dele.

1º O Subwoofer deve ficar no chão. Eis o erro de muitos, tentar coloca-lo em cima de algum móvel isto vai resultar em vibrações dos móveis e isto é sinônimo de ruídos.

2º  Nunca o coloque no meio exato entre duas paredes paralelas, pois tende a criar eco.

3º  Deve-se evitar a colocação nos cantos, pois isto irá intensificar os tons baixos

Fora isto, o subwoofer pode ser colocado em qualquer lugar, na verdade pra saer o melhor posicionamento deste aparelho é fazendo teste para saber a melhor posição mediante a configuração de seu espaço.

 

Home theater

Talvez você esteja se perguntando agora: como eu vou achar todos esses ângulos? Bem fácil! Lembra daquele  transferidor que sempre era pedido na lista de material escolar, mas os professores nunca usavam?
Pronto, peguem-no, tirem todos os móveis da sala, defina onde ficará o sofá e o televisor e com um marcador de quadro negro marque no chão todos os ângulo e pontos onde vão ficar os altos falantes, simples assim!

 
Entenda como o sistema de som vai funcionar

Quando o filme estiver rolando, a função do Home Theater não é simplesmente te dar uma imagem boa e um local aconchegante é te transportar para a realidade da cena e isto acontece quando o som se torna “tridimensional” como nós ouvimos. Se você parar agora vai perceber diversos barulhos ao seu redor e cada um deles de uma posição diferenciada, o seu ouvido recebe-os dessa forma ao ponto de te dar a orientação quase exata do som. A função do sistema de som do home theater é fazer essa ambientação.

Cada  caixa de som emitirá um som diferenciado da seguinte forma: A caixa central emitirá todos os sons do filme. As caixas laterais frontais vão emitir os sons principais como por exemplo, a fala dos personagens, se tiver um casal contracenando a personagem que estiver no lado direito da tela se ouvirá do lado direito, e a que estiver do lado esquerdo se ouvirá do alto-falante esquerdo. Se eles estiverem conversando em uma floresta os sons da natureza serão emitidos pelos surrounds atrás de você, enchendo o lugar com o som ambiente. Se passar um avião neste momento o som será emitido pelo lado esquerdo aumentando gradativamente, emitido pelos dois, e depois a morrer no lado esquerdo reproduzindo como ocorre na vida real. O subwoofer se encarregará de fazer o avião entrar na sua sala e se ele soltar uma bomba no filme e o subwoofer não estiver bem posicionado logo mais seu vizinho é quem vai fazer parte do filme batendo à porta ou acionando a polícia.
Você já notaram que com essa configuração de posicionamento o principal problema é a fiação, primeiro porque os aparelhos não vem com cabos suficiente e eles terão que ser refeitos na medida exata que você precisa e o segundo problema é esconder toda essa fiação. A forma da sala e os materiais de revestimentos e mobiliário também vão interferir no som do ambiente,  ou seja, assuntos para outros artigos sobre como montar um Home Theater.
Home theater
Os caixas laterais frontais fazendo 30º com a poltrona em frente à TV, quanto maior a sala mais afastados estarão os caixas.

 

Home theater

Uma tela menor, consequentemente menor distância entre poltrona-tv, neste caso parece-me que a rack não permitiu a colocação exata dos caixas frontais…  e pela colocação a 90º do surround ainda deve haver dois caixas atrás do sofá. Neste caso a sala é em fria e reverberante o que pode prejudicar a sonorização.



Home theater


Provavelmente mais um probleminha neste Home Theater, sala longa, os alto-falantes frontais possivelmente não estão dentro da melhor colocação, mas isso não significa erro, o som responde de acordo com tudo ao seu redor e pode ser que a melhor resposta do áudio seja mesmo essa, parece ser uma sala extremamente absorvedora e sofás dispostos erroneamente.




Home theater
O interessante aqui é a colocação dos alto-falantes no teto, o erro neste home theater é que este aqui está um pouco mais à frente do espectador..



Home theater
Este aqui parece-me bem matemático, nenhum erro aparente, parece-me tratar de um sistema 7.1 lembrando que nem sempre conseguimos  isso, na verdade, raramente!

Se ainda restou dúvidas e querem alguma orientação específica, mandem comentários aqui em baixo ou adicionem-me na fanpage e postem suas dúvidas… 
 

LEIA TAMBÉM OS NOSSOS ARTIGOS SOBRE

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook