Como montar o aparelho de home theater

como montar home theater
Após saber como montar o aparelho de home theater, temos que saber escolher o melhor local de sua casa para fazê-lo.
Um fator primordial para quem quer montar um home theater é escolher bem o lugar para ele, obviamente o pior lugar  para montar um cinema em casa é na sala principal  o tráfego de pessoas, entrada e saídas, tudo isto irá interferir no seu momento de sossego. Portanto, escolha o local mais reservado, um quarto que não tenha uso, de preferência sem grandes aberturas… quanto mais fechado o ambiente melhor para o condicionamento acústico, na verdade, melhor para o isolamento acústico, além do  luminotécnico.

Aparelho de Home theater



Se a sua casa ainda será construída, a melhor localização para este ambiente é uma sala reservada de paredes não paralelas (causa eco), não concavas ( gera focalização do som) de preferência sem que as paredes gemine com um quarto(tramsissão ruído) o que pode causar um problema com quem utiliza o outro quarto no momento que você estiver vendo seu filmezinho. Claro que nem sempre temos essas possibilidades, mas tentar alcança-las ao máximo é o que deve ser feito.

 

Tudo bem, sua casa já está construída e você tem um espaço para fazer um home theater. Você já tirou todas as medidas que você viu no artigo como montar um home theater perfeito e agora quer esconder a fiação. Esta é a parte menos barata da decoração (depois do aparelho de home Theater, claro) antes de comprar a fiação você tem que pensar qual a melhor solução para esconder ou embutir a aparelhagem, é obvio que cada projeto terá uma solução diferenciada que influenciarão diretamente na escolha do próprio sistema de sonorização, quer seja de teto,  de mesa,  de parede ou de pé e potências.

Comprei um aparelho de Home Theater com montar?


Vamos partir do princípio que, assim como a maioria, você já comprou o “bendito” aparelho de Home Theater e agora quer “ajeitar” seu cineminha… se você tem um espaço entre a parede de trás e o sofá pelo menos duas opções podem ser adotadas:

1) Você pode colocar um console atrás do sofá e pousar os caixas sobre ele, com o problema da curta distância entre o caixa e seus ouvidos (se a distância sofá-parede for grande)

2) Você pode colocar os caixas em um aparador encostado no console perto da parede ou ainda embutido na parede se for possível uma parede falsa ou pendurado nela. (se a distância sofá-parede for curta)

Aparelho de Home theater
Surround posicionado na parede, vê-se que se trata do sistema 7.1


Se o sofá for encostado na parede os caixas traseiros ficarão  nas quinas do teto direcionados para o ouvido, o ângulo que se alcançará nessa situação é um pouco maior que 90º.

Aparelho de Home theater
Nesta foto que pegamos da net mostra uma sala de um apartamento comum com esse sistema… talvez, com um problema de  direcionamento do sunrround.

Os caixas da frente são sempre o menor dos males, pode ficar pousado sobre o rack ou estante, caso você não tenha rack ou estante, o painel da tv tem que ser pensado para conter esses equipamentos além da TV ou telão.

Aparelho de Home theater
Essa é a parte da frente da foto anterior, a fiação está escondida por traz do painel de canjiquinha.
Esconder a fiação do aparelho de home theater é o grande segredo, a melhor solução (e mais barata) é instalar na sala um piso flutuante. Antes deve-se dispor toda a fiação pelo piso existente (o que requer quebrar o piso existente dependendo do tipo escolhido), prevendo suas entradas e saída e só depois colocar o piso flutuante que qualquer pessoa com uma serra tico-tico e boa disposição consegue instalar em poucas horas.

Uma outra opção é a colocação pelo  roda-pé,  o problema deste é quando se precisa cruzar a sala para um caixa que fica no meio dela. Nos casos em que os caixas encostam nas paredes essa pode ser a melhor solução.

Como se vê, tudo requer um planejamento e um pouco de bom-senso. Tendo todas as medidas em mãos  vê-se a quantidade e metragem de fios que serão necessários. levando em consideração o quanto será necessário até alcançar os equipamentos (com as devidas subidas e descidas). com as medidas em mãos ir até alguma casa especializada em som  (dessas que vendem instrumentos musicais) e pedir para confeccionarem estes fios (com as devidas entradas macho e fêmea) deixando uma margem de sobra de  meio metro ou mais na fiação.

LEIA TAMBÉM OS NOSSOS ARTIGOS

como montar um home theater perfeito

Problemas no home theater caseiro

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook