Como fazer forno de Pizza

O sonho de voltar ao tempo da vovó e comer aquele pão saído do forno, ou ainda aquele bolo quentinho e até mesmo uma pizza é um sonho que para muitos não voltará atrás. Mas se você mora em uma casa ou até mesmo um restaurante e gostaria de possuir um pequeno forno para assar sua pizza ou até mesmo fazer um pão nós daremos o passo-passo para o seu sucesso.

 

Antes de por a mão na massa!

 

Primeiro passo é escolher o tamanho do forno de pizza que você pode ter em sua casa. O espaço mínimo requerido é de 1m2, ou seja um espaço de 1,00m x 1,00m que comporta um pequeno forno igloo de 75 cm de diâmetro interno.

Segundo passo é escolher a localização, o forno pode ser construído dentro ou fora de casa. Em caso de forno construído no 1º andar de uma casa deve-se evitar o forno grande pois um forno iglu de 1,75m de diâmetro facilmente chegará ao peso de meia tonelada e isto é muito peso localizado em uma única área não prevista pelo engenheiro da casa.

Terceiro passo é lembrar que o forno trabalha com um calor de 400ºC internamente, mas que muito deste calor poderá passar para as paredes vizinhas, piso e chaminés, então deve ter o cuidado de isolar as áreas necessárias com lã de vidro.

 

Mãos à obra

primeiro passo é construir a base que o forno estará assentado. Isto é fácil, basta levantar dua paredes de tijolos e colocar uma pequena laje de concreto armado e sobre ela assentar tijolos veja como esta da foto foi feita.  A base serve também para guarda a lenha e deve ter uma altura de 75cm. 

 

 

 

Prepare a argamassa e o tijolos. Existem muitas maneiras de fazer a argamassa de assentamento dos tijolos. A verdade é que estaremos trabalhando com uma alta temperatura e que por isso uma argamassa simples de cimento certamente irá  rachar e a fumaça sairá pelas juntas dos tijolos deixando o seu espaço cheio de fumaças além é claro de fazer escapar o calor. Existem duas receitas básicas, a primeira é comprar argamassa refratária pronta que vende em qualquer armazém de construção. 

Os tijolos devem ser tijolos batidos ou tijolos refratários lembrando que estes são mais caros e no fim o desempenho é o mesmo.

ARGAMASSA REFRATÁRIA PARA ALTAS TEMPERATURAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para a chaminé deverá comprar um cano de ferro próprio para chaminés que pode ser de vários materiais à sua escolha. 

 

 Vai precisar também do molde da entrada do forno em madeira, também deve ser tirado conforme o projeto anexado ou de acordo com a portinhola que você comprou.

 

Para fazer o forno de pizza baixe o nosso e-book Como fazer forno de Pizza com todos os passos detalhados. Para baixar é necessário se cadastrar no nosso site, é gratuito.

 {fcomment}

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook