Como expor um produto à venda

Já venho falando aqui sobre o empreendedorismo na decoração, mas especificamente na decoração de lojas e comércios em geral. E hoje quero falar sobre o produto oferecido ou como oferecer o produto e Como expor um produto à venda.
O PRODUTO
Kotler define produto como tudo aquilo que podemos oferecer (tangível ou intangível) para atender as necessidades, que pode ser trocado por um valor, convertendo-se em mercadoria. Uma propaganda só é considerada eficaz quando o cliente ao observar-la passa a sentir uma necessidade que talvez  não tinha e o impulsiona a comprar a mercadoria. Quando o faz ele paga pelo produto e leva a mercadoria. Quero dizer que ele pagou não apenas pelo produto que vai saciar suas necessidades, mas paga pela propaganda, pelo status, pelo atendimento, por tudo aquilo que está envolvido no produto até que ele se torne uma mercadoria debaixo de seus braços. Resumindo

 

O que você pagou
O que você levou

Ou seja, o objeto exposto tem que ser valorizado. A decoração da loja deve agregar valor ao produto, seja lá o que for  que tenha em sua loja para vender, você tem duas opções: esperar que um cliente com necessidade compre o seu produto ou criar a necessidade no cliente pelo produto. Nessa duas fotos que postei de um prédio antes de construído, quando da apresentação do projeto e o projeto já construído e habitado. Milhares de construtoras constrói centenas de prédios anualmente , quase todos os apartamentos iguais, quase os mesmos preços, quase a mesma localidade, o diferencial vai estar em como se apresenta o projeto, qual a sensação transmitirá para o cliente, o que fará com que o cliente diga: quero este!

Em qualquer coisa que se vende a questão é a mesma. Na hora de decorar a loja, faça com que o cliente se sinta bem, sinta que o ambiente é bem cuidado, sinta que o ambiente é de um nível superior, e acima de tudo faça com que a decoração transmita a sensação que ao usar o produto o cliente irá sentir ou pelo menos a que você gostaria que ele sentisse. Possivelmente ele pagará pela sensação. Para tanto é imprescindível que o vitrinista/decorador conheça a sensação que os materiais transmitem.

Madeira : aconchego, acolhimento, conforto, calor, bucólico, intimidade…
Ferro: juventude, descompromisso, verdade, solidez, resistência
Água: fugacidade, movimento, inconstância, limpeza..
Aço/alumínio: futurismo, frieza, inóspito,
Luz amarela: aconchego, acolhimento, conforto, calor intimidade
Luz azul, juventude, descompromisso, futurismo, frieza, inóspito

Este é apenas uma pequena descrição de alguns elementos! Qual a sensação que você quer passar? Como está a sua loja?

Clima bucólico
Estação primavera
Jovem
Loja de Móveis e objetos de decoração

 

É difícil falar  como expor um produto à venda de uma forma geral, cada loja, cada produto requer um atenção especial, cada loja é uma loja, é exatamente essa exclusividade que deve ser buscado desde o primeiro momento de abertura da loja e pelo menos a cada 2 ou 3 vezes ao ano. As vezes uma decoração nova faz os clientes entrarem apenas para verem os mesmos produtos de sempre. Mas revigora o fluxo de clientes. Não deixe sua loja com um visual antigo, cansado. Se você não acreditar no potencial de sua loja, ninguém vai acreditar. Se você não aposta no material que você vende, ninguém vai apostar.
Pense quem é o seu público alvo, qual o produto mais importante da estação, o que vai te trazer maior margem de lucro, para qual você deve ganhar novos clientes? No próximo post desta série será sobre o seu público e então completarei este mesclando os dois, pois é impossível falar de produto sem falar do cliente.
Então fica assim, em outro post concluo esse aqui dando dicas diretas sobre a exposição do produto! Um grande abraço e curtam o feriado!

Deixe um comentário

João Paulo Lima

João Paulo Lima é arquiteto brasileiro, doutorando em Eng Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto-Portugal, onde reside atualmente, é consultor em decoração comercial, escritor e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook