como escolher cortinas

 

 Em uma decoração a Cortina não é dos itens mais baratos,  as melhores são geralmente mais caras. Cortina é como roupa você pode comprar pronta, mas as feitas sob medida são sempre as melhores. Antes de escolher uma cortina pense na real  necessidade dela, seja puramente decorativa ou totalmente funcional e necessária,aqui vão algumas dicas de como escolher cortinas para sala, cortina para o quarto e etc.
O primeiro passo é saber qual a necessidade de uma cortina: ocultar a visão, impedir o raio de sol, fazer divisão, você deverá  levar em conta o material escolhido para a cortina. Que nestas ocasiões devem ser um material mais grosso, pesado ou com blackout. Se a função for apenas decorativa qualquer tecido mais leve e fino pode servi.

 

Cortina não precisa ser exclusivamente  de tecido, a inovação é um passo primordial em uma bem sucedida decoração e também não precisa estar dentro de casa, para cumprir a função desejada vejamos algumas soluções.

 

Como escolher cortinas: a inspiração

 

Hoje em dia as cortinas de voil (Lê-se voal) são as mais utilizadas, deixam o ambiente livre, fresco e com aspecto saudável.
como escolher cortinas



Já aquela cortina pesada tende a deixar o ambiente mais formal e pesado.
como escolher cortinas

 

Como escolher cortinas com a medida certa

O importante é sempre deixar a cortina, se for do piso ao teto,  rente ao chão e o teto, nem um centímetro a mais nem um centímetro a menos.

 

como escolher cortinas

 

Se tiver sanca ou roda-teto (friso) a cortina deve vir logo imediatamente abaixo deles.

 

como escolher cortinas

 

Na hora de mandar fazer a sanca pense na possibilidade de embutir as ferragens do cortinado.

 

 

Não deixe que a cortina falte no teto e nas laterais, se faltar apenas alguns centímetros para a parede ou para o teto, prefira ir até lá. Senão fica o efeito: “faltou dinheiro” e como algumas cortinas são cobradas por metro quadrado, realmente falta dinheiro para completar os 30 cm até a parede e os 15 cm até o teto.

 


Evite também deixar sobrar ao ponto de arrastar a cortina pelo chão, isso é acima de tudo, anti-higiênico.

 

nem tão pouco deixe faltar para não ficar com a cara de “zé matuto indo à praia”

 


DICA:

Fazer a barra da cortina à mão é sempre de extremo mal gosto (mas há quem faça muito bem feito), é preferível grudar fita dupla face e fazer a barrinha colando na fita e depois fazer o vinco à ferro.
As medidas para cortinas pequenas apenas para a janela  pode ficar  de 15 a 20 cm acima da janela e termina de 10 a 30 cm abaixo. Se houver algum móvel ou objeto abaixo da janela a cortina terminar alguns centímetros acima. Nas laterais devem ultrapassar em torno de 20 a 30 cm não mais que isso, nem menos. caso contrário o sol passará pelas laterais.

 

blog: decorandocomcortinas

 

Só comece um pouco acima do vão e termine no chão no caso de janelões ou portas, em todos os casos deve ficar rente ao chão!
como escolher cortinas
Nunca deixe faltar menos de 50cm  para o chão. Isto não e regra de bom gosto, mas percebe-se pela experimentação que dificilmente fica bem!
como escolher cortinas
OUTROS TIPOS DE CORTINA
Além dessas cortinas convencionais,  outros tipos de cortinas podem ser utilizadas que não interferem diretamente na composição da decoração, como as convencionais e dão uma ar mais sofisticado ao ambiente. Eis algumas ideias:
Cortina romana
como escolher cortinas
Esteira
como escolher cortinas
como escolher cortinas
cortina painel da
como escolher cortinas
Para não precisar de nada dentro de casa e impedir o sol. outras solução
cortina ecológica
como escolher cortinas
brises fixos ou móveis (brises não são cortinas, mas funcionam tanto como bloqueador de visão como da luz do sol)
como escolher cortinas
como escolher cortinas
como escolher cortinas
“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” SL 127:1
Postado originalmente no nosso blog 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook