Como escolher as cores da decoração

escolher cor da decoração
Tudo corre muito bem na decoração e reforma de uma casa, até o momento em que surge a dúvida mais cruel na vida dos indecisos e até mesmo dos super decididos: qual cor pintar?

 Como escolher as cores

 

A escolha das cores de um ambiente passa desde a tendência da estação, o gosto do dono, disponibilidade no comércio e por fim o resultado! Uma simples falha em um desses processos e toda nossa alegria de mudança escorre pelo ralo à baixo levando junto o dinheiro investido.
escolher cor da decoração
A quantidade de cor  e tonalidades disponíveis no mercado, que tanto nos ajuda na liberdade de projetar, deixa em dúvida os mais leigos tornando cruel o simples fato de mudar a cor da sala.
Seja lá qual for a dúvida em relação a tonalidade a escolher, temos que levar em consideração o tamanho do ambiente, a sensação  que queremos transmitir e principalmente a nossa disponibilidade de mudar.
O tamanho do Ambiente
Seja lá qual for o ambiente, suas dimensões nortearão as nossas futuras escolhas desde mobiliário às cores das paredes, cortinados e acessórios.
cores para sala pequena
Os ambientes de grande dimensão são em sua maiorias aqueles que mais podemos abusar nas escolhas da cor e dos mobíliários, se por um lado favorece nossa mente criativa por outro navega na tênue linha de se tornar um ambiente frio, áspero, nada acolhedor para, por exemplo, receber amigos.
Já os pequenos espaços andam na linha bamba de uma ambiente leve e acolhedor  ou pesado e deprimente. Este são os mais fáceis de cometer grandes erros.
cor para a sala pequena
 
A sensação das cores no ambiente
Alguns ambientes específicos  merecem o cuidado muito especial no que diz respeito a impressão que ele causa. As vezes você pode não gostar de algum ambiente de sua casa, nen tanto pelos móveis ou pelo tamanho do cômodo, ou simplesmente não sabe nem o porquê, mas a decoração do ambiente transmite a sensação de respulsa tornando-o mero lugar de passagem. Talvez você nunca se questionou porque alguns lugares de sua casa não funcionam com o fim que lhe é devido, enquanto outros parecem multifuncionais. Porque alguns jovem preferem estudar no chão na sala ou na mesa de jantar ou mesmo da cozinha ao invés de utilizar seu “cantinho de estudo”, porque a simples função de receber  visitas parece não funcionar numa sala de estar, dando preferência à terraços, quartos ou qualquer outro cômodo? Estes ambientes não transmitem a sensação que lhe é devida para a função ao qual é destinado.
escolher cor na decoração
Os lugares  de descanso, receber amigos, leituras, home office  e lugares de longa permanência devem transmitir a sensação de acolhimento, livre de opressões e depressões enquanto lugares de passagem como cozinha, hall, corredores, banheiros (casa de banho) podem ser lugares mais ásperos.
A disponibilidade de Mudar
Dificilmente uma pessoa troca de móveis em cada estação, o mais fácil de mudança restrigir-se-á a pintura de paredes e mobílias acessórias como tapetes, almofadas e cortinados. Portanto o móveis que ficam de estação a estação norteiam a escolha das cores nas próximas estações. Na compra dos móveis perenes este fator deve ser levado em consideração na escolha de suas tonalidades, depreciação dos materiais e possibilidade de reforma.
sofa colorido

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook