Diminuindo os custos da construção: bloco de gesso

Se você chegou até aqui provavelmente você pensa em construir ou reformar, é bom saber que um dos piores, mais demorados e mais caros momentos de uma construção é o acabamento. Não é à toa que o WC é o metro quadrado mais caro em uma construção e é o que mais exige cuidado e atenção no acabamento..

 

Levantar uma parede de tijolos é até rápido, mais o tempo para dar acabamento não é tão rápido assim.  O chapisco, emboço, reboco, massa fina e pintura já vai levar muito tempo por isso que os materiais utilizados hoje em dia tendem a eliminar algumas dessas fases. Então, porque não eliminar todas essas fases de uma só vez? Então vamos falar sobre qualquer coisa de como diminuir os custos de construção! 


Você também precisa ver nosso artigo sobre como prever os problemas numa construção para evitar dores de cabeças e aumentar o custo da obra.


 
Quando vemos uma parede levantada e as telhas postas pensamos: “estamos no fim!”, olhamos para as contas e vimos que estamos no fim e ainda falta muito para o limite do orçamento, ficamos felizes achando que economizamos… mentira!!! Agora é que vem os gastos e a demora no acabamento bem feito…
 
 
Uma das alternativas a esse momento enganador é a utilização dos blocos de gesso ao invés dos tijolos cerâmicos convencionais. Os blocos de gesso podem ter, aparentemente,  um valor mais elevados do que o tijolo mas após levantada a parede estamos realmente no fim. Ou seja, elimino o cimento, a areia, a cal, a massa fina  de uma parede convencional… 
 
 
Esses blocos de gesso no Brasil são fáceis de encontrar, são colados com gesso-cola e qualquer pessoa pode levantar, facilmente, qualquer parede simples. Uma parede é levantada em algumas horas e estará pronta para o uso imediatamente.
 
 

A SÍNDROME DOS 3 PORQUINHOS

 
As vezes nós ficamos indecisos sobre a utilização do gesso ao invés do tradicional, o gesso dá a impressão de uma construção efêmera e que se eu me encostar nela ela vai cair.. na verdade isso é mito da nossa cabeça pequena… uma parede de bloco de gesso tem resistência mecânica superior ou igual a uma de tijolo e reboco convencional. Não pense que um lobo mal poderá assoprar a sua casa e ela virá a baixo.
 
    
 O PROBLEMA DA MÍDIA
 
As empresas tem investido muito na propaganda do gesso, criando uma visão sobre o gesso que é difícil de acreditar e as vezes parece aqueles programas de televisão que vende a panela de pressão que emagrece. 

 
 

OS PROBLEMAS DO GESSO
 
Pregos
 
O problema da parede de gesso é que o prego não fixa, isto parece um problema, mas é resolvido com parafusos e buchas especiais para parede de gesso. Realmente não tente pregar nada na parede, use furadeiras (berberquim) buchas e parafuso especiais.
 
Armários de cozinha, redes para cochilar e suportes em geral
 
Sim, a parede de gesso aguenta, no entanto o chumbamento desses suportes, ao invés de concreto como na parede normal usa-se o próprio gesso e o acabamento é perfeito.
O isolamento acústico e térmico
 
O isolamento térmico é muito bom e o acústico é aceitável (35dB). No entanto quando utilizada duas paredes juntas com espaço vazio de 5 cm entre elas, tanto o isolamento acústico quanto o térmico melhoram assustadoramente.
 
DICA se você tem um quarto poente e que esquenta muito a parede e torna-se insuportável.Você poderá levantar uma parede de gesso afastado 5 cm da parede existente e nesse meio colocar lâ de vidro, folhas de isopor (esferovit) ou mesmo  nada!
 
Esfarelamento do gesso nas quinas
 
As quinas quebram com facilidade… as quinas são realmente frágeis, mas nada que comprometa a estrutura da parede, mas fica mesmo feio uma parede cheia de pequenos buracos no canto.. basta bater com qualquer coisa que  lá se vai um pedaço das quinas. Mas isso acontece com qualquer parede e pode ser resolvido com  perfis metálicos  em “L” nas quinas, ou mesmo, ser refeito o acabamento com o próprio gesso rápido, fácil  e você mesmo faz.
 
Infiltrações
 
A parede de  gesso é sem dúvida mais estanque à água do que a parede comum. Além disto existem blocos especiais hidro-fugantes que a água não penetra nada..  

 

 
 OS LUCROS
 
Você vai eliminar os acabamentos, como falei,  chapisco, reboco e massa fina. Risque esses valores do seu orçamento.
 
As paredes podem (devem) ser levantadas diretamente sobre o piso existente  sem necessidade de quebra do piso. Isso economiza na compra do piso de reposição. E numa construção, assentando-se primeiro o todo o piso e só depois levantando as paredes evita o desperdícios nos cortes do revestimento.

 

Como não haverá reboco, economiza-se também energia e água e possível aluguel de betoneira.
 
Dependendo do tipo da casa, concretos e ferragens dos pilares e amarrações são eliminados, já que o bloco de gesso é autoportante.
 
Se previsto ainda em planta, reduzirá o dimensionamento das estruturas, pois diminui o peso dos pavimentos,  e essa redução pode chegar a 30% do valor da estrutura. 
 

Redução do tempo de execução, que reduz essencialmente o gastos laborais de uma obra.
 
No orçamento geral a economia é gigantesca e os benefícios enormes. É sem duvida uma ótima solução para quem quiser poupar no tempo e no dinheiro.
 
ATENÇÃO: ESTA PAREDE DE BLOCO DE GESSO É DIFERENTE DO SISTEMA DRY-WALL, GESSO ACARTONADO OU COMERCIALMENTE CHAMADO PLADUR E PORTANTO NÃO SE APLICA A ESTE MATERIAL

  {fcomment}

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook