Como escolher tapetes: 5 dicas úteis
Como escolher tapetes éa pergunta que muitos se deparam na hora da decoração. Existem aquelas pessoas que se desesperam porque não sabem e não sabem nem por onde começar. Um dos maiores erros de decoração de uma casa, sem dúvida passa pelo tapete, desde a cor até o tamanho, então por isso vamos dar 5 dicas para evitar dor de cabeça.
Como Escolher tapetes
1º) Deixe o tapete por último.
Aqueles que não estão assessorados por um profissional devem deixar o tapete por último. O tapete deve dialogar com toda a casa, com piso, com a parede, com a cortina, com o sofá, com o centro… a chance de você escolher bem o tapete aumenta quando tudo já está no seu devido lugar. Algumas lojas especializadas em tapetes permitem que o cliente faça um “test-drive” dos tapetes, lembrando que apenas lojas de qualidade fazem isso as outras não confiam no que vendem!!
2º) Lisos ou com padrões?
Depende do seu estilo. Evite tapetes que imitam os padrões orientais… são o que mais comum na casa do povo…

Os originais (caríssimos) casam muito bem em casas com um estilo mais clássico e brigam terrivelmente com os estilos modernos, contemporâneos e minimalistas…

Há quem ache que os padrões orientais são atemporais e combinam com tudo… há gosto para tudo… mas os originais são realmente verdadeira obra de arte!!! Portanto, muito cuidado ao escolher tapetes com padrões, a cor predominante deve ser a cor do seu ambiente para evitar grandes contrastes e grandes erros.
Como escolher tapetes: Na hora de escolher a cor do tapete leve em consideração que ele juntamente com a cortina e o sofá são as maiores peças de mobiliário.. portanto a cor escolhida irá influenciar e muito no ambiente como um todo, portanto não use as mesmas cores nessas 3 peças procure cores dentro das matizes que já falamos aqui em outro tópico: Como escolher as cores da decoração

esses são originais e custam mais de mil euros… mais de dois mil reais.
Como escolher tapetes: Tapetes lisos
Já os tapetes lisos, são os queridinhos dos indecisos! São mais fáceis de combinar e menos suscetível ao erro, cansam menos à vista e dão um toque de requinte, sofisticação e limpeza ao ambiente.
Lembre-se que os listrados vão influenciar no tamanho do ambiente seja estreitando ou alargando como eu já expliquei aqui em outro tópico: Como escolher as cores da parede | parte 4

Existem também algumas empresas que são especializadas em desenvolver tapetes personalizados, apesar do preço pode ser uma boa saída!
3º) Qual o tamanho correto do tapete?
Está aí algo que eu também gostaria de saber! Para tapetes não existem regras de tamanho correto o importante é achar a proporção correta. Se o tapete ficou proporcional ao ambiente então ficou perfeito, aí vale-se mais um olhar apurado e treinado que qualquer regrinha! Se bem que este “olhar treinado” nos permite prever certas regrinhas que darão certo!
- Tapete no comprimento do sofá é sempre acerto

- Sofá com chaise longue permite maior tipo de tamanhos de tapetes desde os menores que se alinhe com o início do chaise…

- … Até os tapetes maiores que podem ser jogado, “o que sobrar”, para debaixo do chaise

- como escolher tapetes: Em sala de jantar é o único que possui uma regra clara, o tapete deve conter a mesa e todas as cadeiras abertas para o uso. Ou seja quando você sentar à mesa sua cadeira não deve ficar com uma perna fora do tapete, ou seja o tapete deve ultrapassar 50cm para cada lado do tampo da mesa, isso quer dizer que se sua mesa for com cadeiras para todos os lados, aumente 1m às medidas do tampo da mesa para encontrar as medidas do tapete perfeito, ou seja, se sua mesa for de 1 metro quadrado seu tapete deverá ter dois metros quadrados.

4º) Formato do tapete.
O fromato do tapete deve ser o formato do ambiente, apesar do retangulares serem os mais vendidos e mais usados e consequentemente os mais fabricados e fáceis de achar. Existem também os com formato de círculo, oval, ameboide e outros formatos que passarem pela cabeça do designer. E dependendo do seu estilo e do seu ambiente podem conferir um ar de modernidade ao seu espaço.

5º) Textura
A textura é um fator importantíssimo, ela transmite sensações muito antes do toque. Um tapete felpudo, bem alto, que quando você pisa ele afunda transmite uma sensação de conforto extremos é ótimo em sala de estar e quarto, totalmente dispensável para qualquer outro ambiente. Já os tapetes ralos e finos são os mais indicados para sala de jantar, corredores, cozinha, banheiro… Sim, COZINHA E BANHEIROS sim… só que de uma material mais sintéticos e fáceis de limpar.. evita o frio do piso e dá um requinte ao ambiente.. um bom tapete para esse tipo de ambiente são aqueles tapetes personalizados 3m. Que são laváveis e não escorregam.
Tapete alto


Tapete “ralinho”
Tapete na cozinha

Tapete no WC

Originalmente publicado no nosso blog www.vaolivre.blogspot.com